terça-feira, novembro 01, 2005

Portadores de Deficiência (2)

Como as escolas estão lidando com a capacitação dos portadores de deficiência?

Não é de hoje que a questão do acesso à educação por parte dos portadores de deficiência e seu conseqüente ingresso no mercado de trabalho é um desafio a ser vencido.

A imposição de cotas para contratação pelas empresas, entretanto, em nada resolve a questão. Isso porque o entrave principal a ser vencido situa-se na escola e no modo como ela lida com a situação. Não é de se esperar que dediquem atenção especial à questão, uma vez que seus dirigentes ainda engatinham na adoção de práticas de responsabilidade social nas suas gestões.

Ainda assim, era de se esperar que uma escola que promova a cidadania e forme agentes de mudança para uma sociedade melhor, tivesse cumpridas noções elementares para lidar com as desigualdades. Quantas delas possuem rampas de acesso, banheiros adaptados, sinalização em braile e voz, elevadores para usuários de cadeiras de rodas e outros cuidados?

Em que ponto criaram alternativas para viabilizar o acesso dos alunos portadores de deficiência aos conteúdos educacionais? Iniciativas como a da FGV demonstram que as empresas e ONG’s, mais uma vez, dão um passo à frente das escolas.

O excessivo olhar da escola para si mesma vem se transformando, ao longo do tempo, na grande barreira à sua abertura para o mundo real. Aquele onde as práticas estão distantes das teorias e conceitos que os currículos escolares e professores desatualizados tentam incutir na cabeça dos estudantes.

Mais produtivo seria abrir os olhos e buscar uma formação cujo resultado fosse a melhoria das condições de todos. Uma direção calcada na prática da cidadania, na ética e na adoção de ferramentas de gestão profissionais, seria um bom começo.


As empresas e ONG’s já perceberam isso e deram a largada. É possível que, a médio e longo prazos, seja por inércia ou miopia gerencial, as escolas tradicionais percam ainda mais terreno no segmento educacional. Uma pena!.

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