Parcerias estratégicas são movimentos importantes no ambiente competitivo. Muitas empresas as utilizam para potencializar seus portfólios e para isso o fazem até mesmo com empresas que, supostamente, poderiam ser concorrentes.
Vejamos o recente caso da Magalu / AliExpress para entender melhor o movimento estratégico e como ele pode te inspirar.
Objetivo:
> Ampliar o sortimento de produtos e aumentar a frequência de compra para os clientes de ambas as empresas.
Funcionamento:
> AliExpress venderá produtos selecionados ("choice") como vendedor no marketplace do Magazine Luiza (3P).
> Magazine Luiza venderá produtos de seu estoque próprio (1P) na plataforma brasileira do AliExpress.
> Início das vendas: Terceiro trimestre de 2024.
Destaques:
O acordo é inédito para ambas as empresas. Primeira vez que o Alibaba faz parceria estratégica com empresa fora da China e primeira vez que produtos do Magazine Luiza serão vendidos em outra plataforma de marketplace.
Benefícios para os clientes:
Maior variedade de produtos: Acesso a produtos internacionais do AliExpress e a itens de bens duráveis do Magazine Luiza em um só lugar.
Melhor custo-benefício:
> AliExpress oferecerá produtos com preços competitivos na linha "choice".
> Entrega mais rápida: Produtos da linha "choice" terão entrega rápida através do programa Remessa Conforme.
Expectativas:
> Aumento da competitividade no mercado de e-commerce brasileiro.
> Experiência de compra mais completa e vantajosa para os consumidores.
Informações adicionais:
As conversas entre as empresas começaram no final de 2023. Segundo divulgado na imprensa, o CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, classificou a parceria como "muito ganha-ganha".
E você, o que acha? Já pensou em algo parecido para sua organização?
Nenhum comentário:
Postar um comentário