Sobre o autor

Marcelo Freitas

Antes de tudo, sou um apaixonado por estratégia empresarial, inovação, tecnologia e educação.

O exercício da liderança em diversas instâncias e organizações de variados portes, contribuiu para construir uma sólida experiência em gestão de empresas, dirigindo equipes multidisciplinares de alto desempenho e conduzindo processos de reestruturação organizacional, desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços.

Atualmente atuo em projetos de startups, voltados para o desenvolvimento de soluções educacionais disruptivas, além de consultoria e treinamento - palestras, cursos e seminários - em todo o país, nas áreas de Gestão, Capital Humano e Estratégia Empresarial. Presido a Corporate Gestão Empresarial e Coordeno o Movimento Escola Responsável. Fui diretor executivo da Rede Marista e da Fundação L´Hermitage e integrei a diretoria da ABRH-MG.

Sou certificado pela Virginia University em “Foundations of Business Strategy”; em "Innovación y emprendimiento: El nuevo paradigma del S.XXI", pela Universidad Europea de Madri; em "Developing Innovative Ideas for New Companies: The First Step in Entrepreneurship", Maryland University, e em "Liderazgo en gestión educativa estratégica a través del uso de la tecnología" pelo Centro de Investigación en Educación del Tecnológico de Monterrey.

Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos - Fundação João Pinheiro e em Gestão Empresarial - FGV, com bacharelado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis - PUC/MG .

Gosto de partilhar conhecimentos e ideias, o que faço como conferencista e facilitador em congressos e programas de capacitação executiva, além do exercício da docência, em cursos de pós-graduação.

Também exercito a partilha escrevendo artigos e conteúdos. Já ultrapassei a marca de 300 artigos publicados em revistas e na mídia eletrônica, o que me levou a ser convidado a integrar o conselho editorial das revistas Gestão Educacional e Linha Direta, onde também assino colunas sobre educação e gestão.

Na esfera dos conteúdos técnicos, sou autor de uma série de livros sobre Empreendedorismo e pré-business, da Editora Educacional (Grupo Kroton - Rede Pitágoras) e coautor do livro “Em Benefício da Educação”, além de vários conteúdos de gestão produzidos para EAD (Saraiva; Leya; Editora Educacional). Também é de minha autoria o Programa Crescere de Qualidade na Educação, da Editora LeYa, voltado para a melhoria da gestão da escola pública.

Durante toda a minha vivência profissional alcancei relevantes resultados nas empresas onde atuei e nas áreas sob minha responsabilidade, liderando pessoas e gerindo recursos de maneira eficaz e sustentável.

Fui recentemente agraciado com os Prêmios  “Special Tribute: People Expression 2016 – Best Parctices in Education”, Chancela Cap Sue L'ECOLE – Erasmus+ / União Europeia; e
“Boas Práticas em Educação”, pelo Movimento Educação é o Alvo.

Então, muito prazer!