segunda-feira, março 30, 2009

Escola do Futuro



Salto para o futuro

Saiu recentemente, em publicação especial da Revista Veja, cujo link disponibilizamos abaixo, uma boa reportagem sobre a escola do futuro. Nela, uma questão fundamental, e talvez a mais importante de todas as que permeiam as nossas escolas: a de se fazer ainda necessária.

A matéria apresenta uma boa visão do que vem acontecendo e, principalmente, do que é esperado no ambiente educacional, em face do novo perfil da juventude. A presença da tecnologia ganha destaque.

Embora o seu uso venha sendo incorporado gradualmente ao processo ensino-aprendizagem, alguns paradigmas, entretanto, insistem em se tornar presentes na base que emperra o sistema.
Um deles diz respeito à capacitação dos professores. O segmento educacional ainda não embarcou no conceito nem tão atual assim, onde o profissional é o principal responsável pela sua carteira de empregabilidade. Para quem ainda não conhece, empregabilidade é aquele conjunto de características pessoais (conhecimentos, habilidades e atitudes) capazes de tornar uma pessoa "empregável".

Acostumado ao tratamento paternal em que o seu desenvolvimento pessoal é de responsabilidade da escola, o professor não se move pelas próprias pernas. Esse comportamento arcaico encontra-se respaldado pelo corporativismo arraigado, estimulado pela cartilha do pensamento estreito dos dirigentes sindicais. Tal situação empurra nosso contingente de educadores para a beira do abismo. Quando será que eles vão acordar? É preciso entender que o conceito de aprendizagem por toda a vida é a garantia contra a obsolescência, e que não se aplica somente aos alunos.

Professores... em frente... marche!


Leiam a reportagem...


Nenhum comentário: