quarta-feira, maio 20, 2009

Carreira



Como ser um Gestor Educacional


Dia desses fui abordado por um estudante de Administração que percebeu uma grande oportunidade de mercado no segmento de gestão, para as instituições de ensino. Ele me pedia uma opinião sobre a carreira. Por onde caminhar, cursos a fazer e coisas do gênero. Aí resolvi socializar as infomações.

Penso que é importante, antes de mais nada, consolidar a carreira, atuando em outros segmentos, como serviços e comércio, nos seus diversos setores. Aprendemos muito e isso nos possibilita aglutinar experiências diferentes e empregar conceitos de diferentes formas. Cada empresa exige uma habilidade, uma competência. Elas nunca estão no mesmo estágio de desenvolvimento...

Uma vez adquirida a rodagem necessária, aí sim, você deve se concentrar na especialização em um determinado tipo de negócio. No caso, a gestão educacional. Faça cursos de pequena duração primeiro. Depois, caminhe para uma pós ou mestrado. Procure começar a trabalhar no segmento, ainda que como voluntário, para ir ganhando experiência e tendo contato com as pessoas e profissionais da área. Participe de grupos de discussão na internet...

Tudo isso é importante. Um conselho que sempre dou: embora esteja no segmento educacional e se especialize em determinada área, nunca se esqueça de que você é um administrador de empresas. E a escola é uma empresa. Procure aplicar os conceitos que aprendeu na escola.

Embora vá encontrar muita resistência por parte dos especialistas em educação, não desanime. Este setor ainda está na pré-história em termos de gestão e qualquer vento de inovação, por se tratar de mudança, causa um reboliço. Mas mudança é assim mesmo... vá se acostumando. Não desista. Inove.



A educação precisa de idéias novas...

Um comentário:

Navegante disse...

Ótimos conselhos, muito esclarecedor. É muito gratificante a preocupação de profissionais consolidados com os jovens estudantes. Abraço.