sexta-feira, novembro 04, 2005

Sistema de Avaliação

Políticos deveriam ter sistema de avaliação periódico

Veja só o que está acontecendo na Educação:


O governo federal vai fazer uma radiografia do ensino público brasileiro por unidade escolar. A partir deste mês, o Ministério da Educação vai aplicar nas 43 mil escolas públicas urbanas de todo o país um novo instrumento de avaliação de alunos 4ª e 8ª séries do ensino fundamental: a Prova Brasil.
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) aperfeiçoou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), incluindo a Prova Brasil e mantendo a avaliação amostral do Saeb, exame bienal de proficiência em Matemática e Língua Português, que passa agora a se chamar Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Dois importantes instrumentos para diagnosticar a qualidade da educação brasileira.
O levantamento sobre o desempenho das escolas urbanas vai permitir identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores. As informações vão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades dos sistemas de ensino, beneficiando os gestores públicos, a comunidade escolar e a sociedade.

A exemplo do que está acontecendo na Educação, um sistema de avaliação periódica poderia ser criado para que os nossos políticos fossem avaliados, anualmente, de acordo com a sua atuação. Os reultados seriam, então, apresentados à população brasileira, na forma de um ranking. O benefício imediato é que, ao chegarem às próximas eleições, os cidadãos teriam mais elementos em mãos que pudessem orientar o seu voto.

Nenhum comentário: