quinta-feira, novembro 17, 2005

O professor Lula


Lula: professores não se aprimoram e precisam de reforço
BRASÍLIA. Na abertura da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, realizada em 16/novembro último, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os professores que não se aprimoram, afirmando que alguns precisam de reforço escolar. Em uma das raras vezes em que conseguiu sair do transe em que geralmente se encontra e manteve um contato com o mundo real, teceu o seguinte comentário:

— Se um professor entra numa sala de aula, dá uma aula e o aluno não aprende, o aluno precisa de reforço; se dá a segunda aula e o aluno continua não aprendendo, o aluno ainda precisa ficar no reforço; mas, se der a terceira e o aluno não aprender, quem precisa de reforço é o professor.

Se não pode ser considerado de todo verdade, até porque Lula e escola não têm muita intimidade um com o outro, o comentário é bastante pertinente (ora vejam!!). Neste mesmo blog trato deste tema.

O presidente também criticou professores por anteciparem a aposentadoria.

— No Brasil é assim: os professores têm condições péssimas de trabalho e, em vez de melhorar, diminui-se o tempo de aposentadoria.

Ele só se esqueceu de dizer, entretanto, o que o seu governo está fazendo para melhorar o quadro. Também não falou de dois pontos fundamentais: a valorização salarial dos professores e a necessidade de o poder público assumir a formação dos profissionais.

E como o Lula é o Lula, é evidente que não deixaria passar em branco a oportunidade de dar sua contribuição ao tema em questão. No mesmo discurso, o presidente tropeçou nas palavras e disse que muita gente ficará "de cabeça em pé" ao saber que o desempenho de alunos que estão na universidade graças ao Prouni é melhor do que o dos demais estudantes.

Pelo visto alguém mais precisa de reforço...

Nenhum comentário: