sexta-feira, setembro 30, 2005

Reflexão

Onde se aprende mais: no futebol ou na escola?

Outro dia fui levar meu filho à escolinha de futebol e desde então essa pergunta vem me atormentando. Enquanto ele jogava voltei aos meus dias de atleta (ops) e comecei a me lembrar de quantos ensinamentos adquiri jogando futebol. Não que a frequência à escola não tenha valido a pena. Mas é que aquelas habilidades mais necessárias no cotidiano da minha existência foram justamente o futebol quem as ensinou.

Aprender raiz quadrada foi legal, mas nunca precisei de fato usar. Assim como calcular o seno, cosseno e tangente (aliás num esforço de memória nem mesmo sei mais para que servem)... Ao contrário disso, tudo o que aprendi jogando futebol foi de extrema relevância na minha vida. Aqui vão alguns aprendizados:
- ética;
- solidariedade;
- humildade;
- estratégia;
- o valor do treinamento e da preparação;
- empenho;
- objetivo;
- liderança;
- respeito;
- disciplina...

UFA. Ainda poderia enumerar outros tantos saberes! Todos eles "competências duráveis" como bem nomeou o Oscar Motomura. E então? Minha dúvida persiste ... Oh céus!

2 comentários:

Anônimo disse...

bem e verdade, o futebol ensina muita coisa!!!continua a postar!!

Anônimo disse...

Não entendo nada de futebol, mas admirei a oportunidade para comentar.
Seria muiiiiiiiiiiiiito bom se a torcida também aprendesse essas coisas néh ?
ainda se considerando a torcida ser muiiiiiiiiiiito maior que o time.